Porque tantos casais estão se separando em 2020?

Por Anna Paula Paiva


Porque tantos casais estão se separando em 2020?

Sinceramente não vim aqui para dar uma resposta, mas sim para propor uma reflexão sobre o amor.


Recentemente me deparei com os números crescentes com relação a violência doméstica em tempos de Covid-19, assim como as medidas preventivas e os divórcios.

Fiquei pensando sobre como uma pandemia vem e causa tanto efeito colateral. Me peguei refletindo em como um vírus poderia interferir na relação de um casal e venho aqui expor minhas reflexões.


Essa pandemia tem nos obrigado a enfrentar as sombras. Na restrição da liberdade, nos restringindo o acesso ao essencial, estamos sendo sutilmente convocados para olhar para muitos assuntos e aspectos da nossa vida que eram tratadas de maneiras secundárias. E o amor a si e ao outro tem sido um desses aspectos bem latentes no momento.

Por isso sinto que um exercício bastante rico para o momento seria refletir sobre esse o amor. Essa emoção tão primária que buscamos e sentimos desde o começo da vida, mas que pouca consciência temos sobre ela.

O que é o amor para você?

Como você expressa o amor?

Será que existe amor incondicional mesmo ou estou sempre condicionando o amor ao que recebo do outro?

Em quais situações você julga receber ou não amor?

Você sabe falar sobre amor?

Imagino que cada um aqui tenha uma resposta diferente para cada uma dessas perguntas, mas independente da resposta, saber quais são elas facilita bastante nossos relacionamentos. São perguntas que nos fazem olhar para dentro e a busca pelo autoconhecimento só tem a acrescentar nas relações.


Você sabia que existem 5 formas diferentes de se amar ou identificar o amor que sentem por nós? Vou listar todas elas abaixo. Lembrando que sentimos, entendemos e expressamos o amor de todas as 5 formas, porém cada um tem uma delas como a expressão primordial, a mais importante.


1- Toque - Quem tem o toque como pilar de importância, precisa sentir o toque da pessoa que se relaciona. Essa pessoa normalmente abraça mais as pessoas ou toca no ombro ou no braço por exemplo quando estão conversando com alguém;

2 - Fala - A pessoa que tem a fala como pilar, ela fala e gosta de escutar elogios, declarações de amor;

3 - Qualidade de Tempo - A pessoa que tem a qualidade de tempo como expressão primordial de amar, presa pelo tempo gasto em conjunto com as pessoas. Ela gosta de passar o tempo conversando, ou jogando e vai detestar passar tempo com a pessoa do seu lado no celular.

4 - Presente - Essa pessoa vibra quando recebe uma lembrança que significa que lembraram dela. Pode ser uma flor, um ímã de geladeira comprado numa viagem e não precisa ser necessariamente um presente caro.

5 - Serviço - A pessoa que preza o serviço, vai amar quando você fizer trabalhos domésticos, favores, concertos ou coisas relacionadas ao fazer para ela!!



Sabendo que existe essa variedade de formas de expressar o amor, fica mais fácil observar o relacionamento de maneira consciente. Compreender como vc e o outro amam. Se houver esforço mínimo de ambos para dar o amor correspondente em certos momentos, ambos sentirão esse cuidado e a nutrição da relação acontece.


Você identifica qual é a forma que tem mais peso no amor para você

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo