Buscar
  • Caminho Desperto

Você sabe lidar com todas as emoções?

Por Anna Paula Paiva


Tem certas emoções que são tão incômodas que a gente não sabe como expressar quando ela vem. Às vezes até tentamos reprimir uma ou outra que aparece. Mas nada que que fazemos funciona e quanto mais esforço colocamos para abafar aquele sentimento, mais ele se manifesta.


E sabe porquê isso acontece?

Porque sentimentos são como condutores dos movimentos. A palavra EMOÇÃO vem da junção de 2 palavras do latim E+MOVERE, que significa mover pra fora; migração; transferir. Os sentimento estão sempre querendo nos dizer algo. E ao invés de escutar, tentamos abafar o aviso de alerta. E quanto mais ficamos nessa dinâmica, tentando reprimir os sentimentos e emoções, mais o corpo sinaliza com mais intensidade. É como um carro que acende a luz motor. Se ignoramos o recado que aquela luz quer dizer e continuar no mesmo sentido, o motor vai fundir. É assim que acontece com a gente.


Então, o problema não é o que você sente e sim, o que você faz com o que você sente. E culturalmente falando, não fomos preparados para investigar e trazer pra consciência o que tem por trás das nossas emoções. Nos ensinaram a manifestar ou não manifestar, de acordo com o julgamento/cultura/crença daquele complexo corpo-mente. Então, não se culpe por sentir, mas perceba e escolha, no momento que vem o sentimento, as opções mais adequadas, qualquer que apareça para você na sua Caminhada. Anna Paula Paiva (Terapeuta de BodyTalk)